Os pescadores de Cascais organizam mais uma edição das Festas do Mar, que se iniciam hoje e terminam a 30 de Agosto, esperando-se mais de 40 mil pessoas por dia para assistir às diversas actividades na Baía de Cascais.
De acordo com o presidente da Associação de Amadores e Pescadores, António Ramos, este ano irá cumprir-se o mesmo dos outros anos, prometendo muita animação durante os nove dias dedicados a esta festa.
Dividida em duas vertentes, a religiosa e a lúdica, as Festas do Mar têm o seu ponto alto com a tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes que terá lugar a 23 de Agosto, com partida junto à Igreja Matriz e passagem pelas ruas D. Carlos I, Regimento 19, Rotunda junto ao Jardim Visconde da Luz e Alameda dos Combatentes da Grande Guerra.
Cumprindo a tradição, os barcos seguem o percurso por mar, desde a Baía até à Guia e regresso, transportando os andores com imagens dos santos que integram a procissão.
Quanto à vertente lúdica, distribuída por uma parte gastronómica, encontra-se uma zona de restauração e stands de artesanato, rifas e quermesse, além do programa de animação.
Todos os dias serão promovidas actividades destinadas ao público infantil, como iniciação à vela, biblioteca de praia, ateliês de construção naval e estampagem de t-shirts.
À semelhança do ano anterior, vai ainda decorrer a ter a segunda edição do concurso de fotografia, este ano dedicado ao tema “Gentes de Cascais”, uma forma de promover a descoberta do concelho.
Este ano, a Baía de Cascais será palco de concertos a variar entre Michael Carreira, David Fonseca, Pólo Norte, João Pedro Pais, Rita Guerra, “The Gift”, da banda “Morangos Live” e, no encerramento, Rui Veloso.
As Festas do Mar realizam-se há mais de 50 anos, organizadas em parceira pela Associação de Amadores e Pescadores e a Câmara Municipal de Cascais, tendo sido interrompidas durante cerca de dez anos, depois do 25 de Abril de 1974, e são a maior fonte de receitas da associação.