quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Cascais assiste à definição do futuro da política desportiva comunitária

O futuro da política desportiva comunitária dos 27 países-membros da União Europeia (UE) vai ser delineado num documento a finalizar em Portugal e terá a designação de “Declaração de Lisboa sobre o Futuro do Desporto na EU”.
A aprovação do documento está agendada para dia 30 de Outubro e irá decorrer em Cascais, na conferência final promovida pela Unidade do Desporto da Comissão Europeia, uma iniciativa organizada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).
Em comunicado, a CDP recorda que “a exemplo do que aconteceu com a reforma dos tratados da União Europeia, que terminou com a aprovação do Tratado de Lisboa, também o futuro da política desportiva comunitária nos 27 países membros da União vai ter um documento finalizado em Portugal”.
“A Declaração de Lisboa vai integrar os contributos dados por um alargado número de especialistas desportivos europeus na conferência a realizar no dia 30 de Outubro e noutras que a antecederem em vários países da União Europeia”, diz ainda a nota.
O documento, solicitado pela actual Comissão Europeia, tem por objectivo “constituir um conjunto de recomendações à próxima Comissão, na perspectiva de que este órgão já irá funcionar depois da aprovação do Tratado de Lisboa, o que possibilitará o financiamento comunitário de projectos de desenvolvimento e promoção do desporto”.
“A conferência final da Unidade do Desporto da União Europeia integra-se no fórum anual da ENGSO - European Non-Governamental Sports Organisation - a entidade que agrupa as confederações e os comités olímpicos da Europa, e cuja representação portuguesa está a cargo da CDP”.
O Fórum da ENGSO realiza-se a 30 e 31 de Outubro, em Cascais e Oeiras, respectivamente, com 150 especialistas desportivos portugueses e dos restantes 27 países membros da União Europeia.
A Gala do Desporto da CDP, a ter lugar no Casino Estoril, no dia 29 de Outubro, está “integrada nas iniciativas sociais relacionadas com esta reunião de reflexão sobre o desporto europeu”, refere ainda a nota.