Quem frequenta o Passeio Marítimo, entre Cascais e S. João do Estoril, fica surpreendido com a nova decoração dos túneis que dão acesso às praias da Linha.
Azulejos coloridos e alegres saúdam os veraneantes pela sua concepção. Isto porque os túneis sob a Estrada Marginal mostram as suas paredes revestidas por painéis de azulejo executados por alunos da Cooperativa para a Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Cascais (CERCICA).
Prova viva de que a arte não conhece limites, os painéis constituem também uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da instituição.
Em resposta ao desafio lançado por António Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, após o sucesso da exposição “Projectos de Azulejos”, realizada em 2006, este projecto da CERCICA consistiu na execução de 30 painéis em azulejo pintados pelos alunos da instituição e vem contribuir para uma melhor imagem dos túneis de acesso às praias do Tamariz e do Monte Estoril.
A equipa de criativos e realização, designada “Oficina Artes do Fogo”, é constituída por 12 adultos que contaram com orientação técnica para dar largas à imaginação, recorrendo à azulejaria como meio para uma intervenção plástica contemporânea.