sábado, 19 de setembro de 2009

Casa das Histórias de Paula Rego aberta ao público

A mais famosa das artistas plásticas portuguesas tem finalmente um espaço dedicado à sua obra em Portugal. Foi inaugurada, esta sexta-feira, em Cascais, a Casa das Histórias, um museu diferente para acolher grande parte da obra de Paula Rego. O espaço foi criado pelo arquitecto Souto Moura e guarda seis centenas de obras de arte da pintora, doadas à Câmara Municipal por um período de dez anos.

O Museu abriu ao público com uma exposição temporária de obras-primas da pintora portuguesa, radicada em Londres..
Esta primeira mostra inclui “obras icónicas” como a primeira obra, intitulada “Life Painting” (1954), criada enquanto estudante da Slade School of Fine Art, em Londres, até às mais recentes como “A Filha do Polícia”, quadros da série “Avestruzes Bailarinas”, e a célebre “Mulher Cão” (1994), primeira obra a pastel realizada por Paula Rego, 73 anos.
A abertura oficial contou com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, da pintora e da directora do novo museu, Dalila Rodrigues.
Globalmente, a colecção do novo museu conta com a totalidade da obra gráfica da artista, num total de 257 exemplares, com várias centenas de desenhos, algumas dezenas de pinturas emprestados pela artista por uma década, também de Victor Willing, seu marido já falecido, e ainda a tapeçaria com o tema “Batalha de Alcácer-Quibir”, adquirida pelo município de Cascais.