quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CCC apresenta “Colecção António Olmos”

Inaugura, sexta-feira, dia 11, às 21h30, no Centro Cultural de Cascais (CCC), uma exposição temporária de António Olmos. A mostra revela uma selecção do vasto número de peças de relevante interesse histórico e artístico que o coleccionador e munícipe reuniu em mais de quatro décadas.
Rica e eclética, a exposição encontra-se organizada por núcleos em sete salas segundo um critério essencialmente cronológico, desde a Antiguidade Clássica aos séculos XIX e XX.
De entre os múltiplos motivos de interesse que, ao mesmo tempo que revelam o olhar particular do coleccionador, proporcionam o contacto com peças inéditas e de grande representatividade, destaca-se a sala dedicada ao barroco do século XVIII, com enfoque na grande arte e nas artes decorativas, bem como a pinacoteca naturalista, onde estão conhecidos pintores como José Malhoa, Silva Porto, Sousa Pinto, D. Carlos, Aurélia de Sousa e, em especial João Vaz.
Na ocasião, e em complemento à exposição, será apresentado o livro homónimo com um conjunto de estudos da autoria de reputados historiadores e investigadores que permitem contextualizar, de forma erudita mas acessível, os principais núcleos expositivos a partir da interpretação de algumas das melhores peças da colecção.
A mostra estará patente ao público, de 3.ª feira a domingo, das 10h às 18h, até dia 30 de Novembro e terá visitas guiadas (mediante marcação prévia) nos dias 12, sábado, às 16h30; 13, domingo, às 11h; 10 de Outubro, sábado, às 16h30; 25 de Outubro, domingo, às 11h.