Os “Delfins”, famosa banda de pop-rock portuguesa nascida em Cascais, liderada pelo vocalista Miguel Ângelo alcançou durante os últimos 25 anos um lugar ímpar na música nacional. Todo o seu percurso foi pautado pela ousadia, irreverência e uma grande capacidade de reinvenção.
É uma longa história marcada por imagens fortes, cores, sons, momentos tão ricos e dispares que vão desde uma mítica passagem pelo festival da Canção, à participação na peça “Breve Sumário da História de Deus” de Gil Vicente, à luta pela Independência de Timor-Leste, aos maiores recordes de vendas de discos nacionais, que, na sua essência, se traduzem em dezenas de canções Pop perpetuadas de geração em geração.
Em Julho de 2008, a banda anunciou terminar a sua carreira e abandonar os palcos em 2009, quando completam 25 anos de actividade. O último concerto dos Delfins está marcado para 31 de Dezembro de 2009 em Cascais.
Como homenagem, o Teatro Experimental de Cascais inaugura, quinta-feira, Dia Mundial da Música, pelas 18h30, a exposição “Delfins – 25 anos de culto”, no Espaço Memória (junto ao Jumbo).
De acordo com a organização, a mostra faz uma leitura transversal à estética da banda, revelando histórias, imagens e objectos que retratam todo este caminho singular de culto pop.