À semelhança do cenário nacional, o Partido Socialista (PS) foi o partido mais votado no concelho de Cascais nas Eleições Legislativas de 2009, com 32,25 por cento dos votos, vencendo, por uma margem mínima, o Partido Social Democrata (PSD), que obteve 30,64 por cento. O CDS/PP foi o terceiro partido mais votado, com 13,56 por cento, seguido do Bloco de Esquerda (10,09%) e CDU (6,71%).
Reacções
Carlos Carreiras, vice-presidente da CMC
O social democrata Carlos Carreiras, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, afirmou ao Correio de Cascais que “a nível nacional o PSD está, neste momento, em plena campanha eleitoral, com bons resultados e a passar por um processo bastante intenso, com três eleições tão próximas, algo nunca visto até hoje”.
Convicto na vitória do PSD nas eleições autárquicas, Carlos Carreiras alega que “o PS ganhou com pouca margem, por isso acreditamos que temos todas as condições para ganhar. Em Cascais, temos a esperança de alcançar bons resultados, de renovar a maioria de há quatro anos”.
Recorde-se que o PSD surge coligado com o CDS/PP para as eleições autárquicas, agendadas para dia 11 de Outubro.
Pedro Mendonça, candidato da CDU
Pedro Mendonça, candidato da CDU à Câmara Municipal de Cascais, considera que “os resultados de ontem revelam claramente o descontentamento dos portugueses sobre a maioria, daí a diminuição dos votos no PS”. Na opinião do candidato, “O PS não é um partido ganhador mas sim altamente perdedor”, salientando o aumento dos votos no CDS e no BE e a diminuição no PSD que “só em Cascais perdeu cerca de cinco mil votos, absorvidos por outros partidos”.
Quanto às eleições autárquicas, Pedro Mendonça refere que “a perspectiva é muito diferente das legislativas”, acreditando que “vai haver uma alteração muito diferente. Em termos de votos, mantivemos o quinto lugar e esperamos eleger um vereador”.