domingo, 6 de setembro de 2009

Mar em escultura anima Paredão

De 12 de Setembro a 1 de Novembro, a Cascais Atlântico, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I promovem a 1.ª edição do “ArteMar Estoril”, o maior evento gratuito de escultura ao ar livre a nível nacional, disperso ao longo do Passeio Marítimo da Costa do Estoril, numa extensão de dois quilómetros, entre as praias das Moitas e Poça.
O “ArteMar Estoril 2009” combina uma exposição e concurso internacional de esculturas ao ar livre orientadas para a temática do mar, o qual deve estar representado ou incorporado através da utilização de materiais ou resíduos marinhos.
O objectivo é desenvolver a região do Estoril através da dinamização do passeio marítimo e das praias do concelho de Cascais, sensibilizando os visitantes para as questões ambientais relacionadas com o mar e promover a protecção dos recursos marítimos. Paralelamente, os organizadores visam instituir um Prémio de Excelência que se torne uma referência internacional no plano cultural e fomentar um Programa Educacional Ambiental dirigido aos jovens.
Na selecção dos trabalhos a concurso, uma comissão composta pela Comissária do evento, Luísa Soares de Oliveira, e representantes da autarquia, Fundação D. Luís I e Cascais Atlântico, elegeu as obras de Alan St. George, Carlos Lobato, Jin Nie, José Filipe Guimarães Almeida, Maria Regina Magalhães Barros de Mesquita Ramalho, Mariana Riscado, Matthias Contzen, Natércia Caneira, Nuno Maya, Carole Prunelle, Peter Gilbert, Teresa Cardoso e Teresa Paulino.
O trabalho vencedor será contemplado com um Prémio ArteMar Estoril, no valor de 15 mil euros, e uma viagem à exposição australiana Sculpture by the Sea, em 2010. Também haverá um Prémio do Público, no valor de cinco mil euros, na sequência de uma votação electrónica efectuada pelos visitantes. De acordo com o regulamento, a obra vencedora passará a ser propriedade da Câmara Municipal, que o instalará num parque verde de Cascais, onde será mantido e conservado.
A sede da exposição ficará no Passeio Marítimo, junto ao Palácio Duque de Palmela, e permanecerá aberta todos os dias da semana, 24 horas por dia, com uma área de informações, zona para exposição de produtos de merchandising, um quiosque multimédia para votação do público e local para realização do Programa Educacional Ambiental.