Jorge Sampaio é o presidente de honra do Festival Internacional de Cinema Médico de Cascais (MedCINECascais Film Festival 09), o primeiro concurso mundial de cinema médico, que se realiza de 16 a 19 de Setembro.
A abertura oficial do festival está marcada para dia 16, às 19h30, no Centro Cultural de Cascais, com a presença do Presidente de Honra do festival, Jorge Sampaio, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, a Alta Comissária para a Saúde, Maria do Céu Machado, o director geral da Saúde, Francisco George, entre outras personalidades, membros do júri do concurso e demais convidados.
Serão apresentadas a concurso obras inéditas de cinema, provenientes de vários países, destacando Espanha, França, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Austrália, entre outros. O programa detalhado está disponível no site do festival: www.medcinecascais.org
Destaque para o filme “Verónica Decide Morrer”, de Emily Young, que irá abrir o festival, estreando-se assim, em Portugal, após a abertura oficial do certame. O filme é baseado no livro do escritor Paulo Coelho.
Esta iniciativa visa divulgar filmes capazes de elevar a discussão cultural e científica sobre temas médicos, revelar películas que possam ajudar a formar corretamente a opinião pública em matéria de saúde e aproximar culturas médicas distintas através de diferentes abordagens cinematográficas de pensar a saúde e a doença.