Com o intuito de valorizar o espaço natural na zona limite do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC), o Parque das Penhas da Marmeleira, em Murches, freguesia de Alcabideche, inaugurado no passado sábado, dia 5, vem recuperar a relação visual entre a Serra de Sintra, a Ribeira das Vinhas e as Penhas da Marmeleira.
Desenvolvido em articulação com a agência municipal Cascais Natura e executado pela SANEST – Saneamento da Costa do Estoril, o projecto de recuperação do parque, com cerca de quatro hectares, veio dar continuidade ao aproveitamento das características oferecidas pelo PNSC, adequando o terreno das Penhas da Marmeleira às necessidades de lazer e de contacto da população com a natureza, não só da zona envolvente mas de todo o concelho.
A intervenção - um investimento de cerca de 800 mil euros - permitiu a criação de uma passagem pedestre sobre plataformas de madeira que percorrem todo o terreno minimizando os efeitos dos declives naturais e facilitando assim o acesso a determinadas zonas, cuja paisagem fica agora ao dispor dos visitantes.
Para além da circulação de peões, a passagem será aberta à travessia de bicicletas, permitindo que haja uma ligação entre os percursos pedestres e cicláveis, com início em Cascais e termo na Serra de Sintra.
A recuperação desta zona castigada pelo depósito ilegal de entulhos teve por base uma lógica de integração destes materiais na paisagem, através da sua modelação com aglomerados de pedra, revestimento anual de herbáceas e plantação de árvores.