sábado, 20 de fevereiro de 2010

“Estamos abertos para o mundo”


O novo Hospital de Cascais, que vai ser inaugurado na próxima terça-feira, dia 23, foi visitado na quinta-feira por um grupo de jornalistas. Doentes começam a ser transferidos este fim-de-semana, e todo o processo vai durar até dia 1 de Março, altura que o Hospital estará a funcionar em pleno.

O presidente da administração do novo Hospital de Cascais, José Miguel Pinhas, sublinhou que “estamos a viver um momento mágico para a população de Cascais, que ansiava por uma unidade hospitalar de referência”, numa altura em que apresentava aos jornalistas o novo espaço que será inaugurado na terça-feira.
José Miguel Pinhas assumiu estar “muito satisfeito” com o facto do Hospital Dr. José de Almeida “abrir na data prevista”, e sublinhou que “o processo de mudança foi feito sem perturbações, tivemos a preocupação de o conduzir com o mínimo perturbação possível”.
A nova unidade hospitalar vai servir o concelho de Cascais e a área materno-infantil vai abranger também as freguesias de Algueirão – Mem Martins, Pêro Pinheiro, Colares, S. João das Lampas, Santa Maria, São Martinho, São Pedro de Penaferrim e Terrugem, no concelho de Sintra.
Com oito pisos, o Hospital de Cascais tem uma capacidade de 277 camas, 33 gabinetes de consulta, com um bloco operatório e seis salas, subindo para dez no que se refere ao bloco de partos. A nova unidade hospitalar, situada em Alcabideche, prevê que em 2018 tenha uma capacidade máxima anual de 115 mil consultas, 67 mil diárias de internamento e 6474 cirurgias.
Já João Varandas, director - clínico do novo Hospital reconhece que “temos a obrigação e responsabilidade em criar bem-estar para toda a população”, adiantando que a nova infra-estrutura tem “parâmetros de qualidade exigentes que nunca vi em nenhum outro hospital português”.