terça-feira, 2 de março de 2010

‘Incêndio’ em hotel para testar resposta

Para assinalar o Dia da Protecção Civil, a Câmara Municipal de Cascais e o Hotel Riviera, em Carcavelos, organizaram um exercício LIVEX de Incêndio Urbano em Unidade Hoteleira, para testar a prontidão e a capacidade de resposta operacional dos diferentes agentes de protecção civil e socorro no concelho.

O dia de segunda-feira começou com um exercício no Hotel Riviera, simulando um incêndio para testar a capacidade de resposta dos agentes de protecção civil e de socorro do concelho de Cascais, servindo a iniciativa também para assinalar o Dia da Protecção Civil.
O ‘incêndio’ teve início às 9h30, no quarto piso da unidade hoteleira, causado pelo sobreaquecimento da instalação eléctrica do quarto nº436, e do qual resultaram quatro ‘feridos’, um deles em estado grave.
Depois de accionados os meios de socorro, o Hotel Riviera foi evacuado e os bombeiros que acorreram ao local tentaram resgatar os ‘feridos’ e controlar o ‘incêndio’, que entretanto se alastrou para os quartos limítrofes.

Fazendo um ponto de situação a meio das operações, José Gaspar, adjunto do Comando de Carcavelos adiantou que “foram retirados três ocupantes e o incêndio foi dado como extinto às 10h10”, e afirmou que “a vítima considerada grave está a ser mobilizada e irá ser transportada em breve”.
José Gaspar adiantou ainda que se iria “proceder a buscas para garantir que não há mais vítimas no piso”.
No Teatro das Operações estiveram cerca de cinquenta pessoas, quatro ambulâncias, dois veículos de coordenação, uma auto-escada, que serviu para retirar o ‘ferido’ grave, viaturas da Polícia Municipal, três viaturas da Protecção Civil e duas tendas de apoio.
Segundo Manuel João Ribeiro, responsável pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, este tipo de exercício é “fundamental para testar o sistema da Protecção Civil em situações o mais reais possível”, servindo igualmente para “tirar noções do que poderia ter corrido melhor”.