sábado, 24 de abril de 2010

Futsal feminino- Taça AFL "Centenário"; Lombitas perdem final frente ao Benfica

O pavilhão Municipal de Casal de Cambra, no concelho de Sintra, aberto em Fevereiro à prática desportiva, foi esta tarde o palco da final da Taça AFL "Centenário" em futsal feminino, com a presença das equipas do Centro Recreativo da Quinta dos Lombos, e do Benfica, curiosamente os finalistas da época passada.
Desfalcada de algumas unidades importantes no colectivo da equipa, as "Lombitas" acusaram a inexperiência neste tipo de jogos, demonstrando muita intranquilidade face a um opositor reconhecidamente forte para o nível da modalidade em Portugal, e que só o ano passado perdeu a hegemonia, e para a formação de Carcavelos.
Por isso, as cautelas evidenciadas no início da partida eram mais que justificadas e as duas grandes oportunidades seriam das "Lombitas" por intermédio de Carolina Costa frente à baliza, e Rute Carvalho que atirou ao poste.
Na resposta, as encarnadas fariam 1-0 (Ana Raquel) com a turma de Fernanda Piçarra a empatar por intermédio de Bárbara Alves, repondo alguma justiça no resultado. Porém, as individualidades do Benfica fariam a diferença com dois remates e dois golos (Sara Ferreira, e Inês), chegando ao intervalo, a vencer ao intervalo por 3-1.
No início da segunda parte, as encarnadas voltariam a marcar (Ana Raquel), construindo uma vitória por 4-1, apesar da excelente réplica da turma do concelho de Cascais que arriscou em quase todo o tempo de jogo, a jogar com a guarda-redes-avançado.
No final, António Silva, vice-presidente da AFL, entregou à capitã da turma da Luz, Rita Martins, a Taça "Centenário" um troféu desenhado para as competições desta época, no ano em que a Associação de Futebol de Lisboa comemora os seus 100 anos de existência.
«Hoje, o Benfica conseguiu fazer aquilo que nós fizemos na semana passada para o campeonato e não permitiu jogar ao nosso melhor nível, apesar das limitações do nosso plantel que jogou muito condicionado com muitas baixas» adiantou à nossa reportagem, a treinadora Fernanda Piçarra, sublinhando ainda que «recorremos à equipa "B" para poder colmatar as ausências e essa falta de experiência acabou por ser decisiva nos momentos cruciais da partida, onde arriscámos tudo no 5x4, e se tivéssemos marcado o 4-2, teríamos obrigado o Benfica a outro tipo de jogo, o que não aconteceu. Deu para perceber que com esta juventude, temos grande margem de evolução, felizmente».
(Foto: Correio de Cascais/VS)
DR