quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Editorial n.º 38: Assimetrias sociais e solidariedade de natal


As questões ligadas à acção social estão na ordem do dia e Dezembro é a melhor altura do ano para fazermos uma retrospectiva e avaliar a evolução da sociedade em que vivemos. A crise financeira e as dificuldades económicas sentidas por muitas famílias são, em muitos casos, incontornáveis. Nesta edição do seu Correio de Cascais, damos-lhe a conhecer a realidade da escola secundária Ibn Mucana, em Alcabideche, que tem movido esforço múltiplos para auxiliar os agregados familiares com maiores necessidades alimentícias através da atribuição de cabazes mensais com bens de primeira necessidade. O banco alimentar está de parabéns, este ano a acção de recolha de alimentos angariou mais de três mil toneladas de alimentos naquela que foi a iniciativa que juntou mais voluntários até à data.

Como tem vindo a ser habitual, neste número também criámos um especial sobre uma das freguesias do concelho. Desta, abordámos Cascais. Em entrevista, o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Morais Soares, focou a disparidade da freguesia em detrimento da ideia errónea que ainda está presente em muitas pessoas sobre a riqueza daquela localidade e as dificuldades económicas daquele órgão local para 2011 que são, em muito, iguais às dos restantes municípios do concelho e, até mesmo, do país.

Ao tentarmos dar destaque a várias realidades do concelho, denunciamos a falta de condições do Centro de Saúde de Carcavelos. Os utentes e trabalhadores daquela promíscua unidade de saúde já manifestaram a sua insatisfação enquanto aguardam pelo cumprimento da promessa de construção de novas instalações para o Centro de Saúde. No desporto, salientamos a equipa de cadetes sub16 do Estoril Basket Clube que está implacável no campeonato distrital.

Apesar das adversidades que a situação económica e financeira do país nos implica, estamos confiantes que conseguiremos ultrapassar esta fase mais adversa e continuar a descrever-lhe o melhor do concelho.