quinta-feira, 3 de março de 2011

Prémios Turismo de Portugal 2010

Casa das Histórias Paula Rego melhor novo projecto público


A sexta edição dos Prémios Turismo de Portugal considerou a Casa das Histórias Paula Rego, de Cascais, o melhor novo projecto público a 24 de Fevereiro no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa.

Este foi mais um importante triunfo para a oferta cultural do concelho. A cerimónia dos Prémios Turismo de Portugal decorreu na Feira Internacional de Lisboa, inserida na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, recebeu o meritório galardão das mãos do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade. A Casa das Histórias de Paula Rego é um projecto de arquitectura da autoria de Eduardo Souto de Moura e representa um investimento de 5,8 milhões de euros. O museu reúne um número considerável de obras da artista plástica portuguesa e desde a sua abertura ao público, em Setembro de 2009, já recebeu mais 200 mil visitantes.
Os Prémios Turismo de Portugal receberem um total de 147 candidaturas entre as quais 13 propostas para a categoria de Melhor Novo Projecto Público. Além da atribuição da distinção ao projecto cascalense foram ainda atribuídas menções honrosas à nova Gare Marítima da Madeira (Funchal), investimento de 12,8 milhões de euros e ao novo Museu do Côa (V.N. Foz Côa), investimento de 17,5 milhões de euros.

Vencedores Prémios Turismo de Portugal 2010 (6.ª edição)

Prémio Especial Turismo de Portugal | Terreiro do Paço – Uma Praça do Mundo, um projecto que, segundo o Turismo de Portugal, “revitalizou a estrutura e infraestruturas” da praça lisboeta também “valorizou o seu desenho arquitectónico e melhorou as condições para a sua fruição”.


Novo Projecto Privado | Blue&Green Tróia Design Hotel pelas “características contemporâneas” e “contributo para uma oferta hoteleira de qualidade na península de Tróia e no Alentejo Litoral”. Menções honrosas: Pousada Palácio do Freixo (Porto) e Restaurante Largo (Lisboa).


Novo Projecto Público | Casa das Histórias Paula Rego que reúne, num “edifício com a arquitectura marcante de Eduardo Souto Moura, parte importante da obra da artista plástica portuguesa mais reconhecida no estrangeiro”. Menções honrosas: Gare Marítima da Madeira (Funchal) e Museu do Côa (V.N. Foz Côa).


Requalificação de Projecto Privado | Vidago Palace pela “reabilitação do palácio centenário e a sua conversão num hotel de cinco estrelas, que criou uma nova valência turístico-termal na Região Norte”. Menções honrosas: Internacional Design Hotel (Lisboa) e Aliança Underground Museum (Anadia).


Requalificação de Projecto Público | Palácio de Monserrate cuja recuperação devolveu este património aos turistas – "mais um dos resultados das melhorias levadas a cabo pela Parques de Sintra-Monte da Lua no edificado da paisagem Património da Humanidade". Menções honrosas: Museu de São Roque (Lisboa).


Eventos | Verão na Casa 2010, da Fundação Casa da Música, por ter sido um “contributo para diversificar a oferta de animação do Porto nos meses de Verão e o seu papel na captação de novos públicos para a cidade”. Menções honrosas: Douro Film Harvest, Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais (Alcobaça) e 2.º Festival das Artes (Coimbra).


Sustentabilidade Ambiental | Zmar Eco Campo Resort & SPA, em Odemira, pela “concepção ecológica e actividades e serviços diferenciados que reforçam a oferta de alojamento de qualidade do Alentejo Litoral”.


Qualidade do Serviço (nova categoria) | Experience More Tivoli, "conceito através do qual a cadeia Tivoli Hotels&Resorts oferece aos clientes três géneros de ofertas personalizadas: experiências à medida (T/Experience), serviços originais (T/Services) e uma equipa de profissionais dedicados (Experience Team)". Menção honrosa: Qualificação dos Solares de Portugal


Prémio Especial Prove Portugal (nova categoria) |Francisco Seixas da Costa, embaixador de Portugal em Paris, "pelo seu empenho na promoção da gastronomia e vinhos portugueses no estrangeiro".


Composição do Júri: Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente da Direcção do Centro Nacional de Cultura (Presidente), Adília Lisboa, Presidente da Comissão Executiva da Confederação do Turismo Português, António Perez Metelo, jornalista, e Luís Patrão, Presidente do Turismo de Portugal, IP.