segunda-feira, 27 de junho de 2011

Moody’s deixa de avaliar o ‘rating’ de Cascais


Revista de Imprensa - A agência de notação financeira Moody’s anunciou hoje que deixou de avaliar a cidade de Cascais. A decisão, segundo a própria agência de ‘rating', deve a "razões empresariais próprias".

Isto significa, de acordo com a lista de tipificação de justificações cedida pela agência ao Diário Económico, que a Moody's retira o ‘rating' não devido a falência ou insuficiência de informações por parte do município, mas antes por considerar que as necessidades do mercado para a atribuição da notação não justificam os recursos exigidos para manter e monitorar esse mesmo ‘rating'. 
Até aqui, Cascais tinha o seu ‘rating' - Baa1 - sob vigilância negativa para possível revisão em baixa, "num reflexo da forte relação entre o Governo português e os municípios, devido ao controlo que o Executivo mantém sobre os governos locais". Por isso, esclareceu a Moody's em comunicado, Cascais - cujo PIB per capita é 10% superior à medida da UE-27 e 40% à medida nacional - não deverá ter suficiente flexibilidade financeira para permitir que a sua qualidade de crédito seja mais forte do que a da República".
A Moody's sugere ainda que o resultado e o momento da possível revisão em baixa do ‘rating' de Cascais estão ligados à revisão do ‘rating' de Portugal. (In jornal Económíco)