terça-feira, 12 de julho de 2011

America’s Cup World Series precisa de voluntários

Cascais vai receber o America’s Cup World Series entre 6 e 14 de agosto. Para a iniciativa está a decorrer o recrutamento de 50 jovens voluntários portugueses bilingues.


Os candidatos devem ter idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, serem fluentes na comunicação em português e Inglês, ter disponibilidade para colaborar entre 30 de julho e 20 de agosto, sem descurar obviamente o interesse por atividades marítimas. Os jovens voluntários estarão ocupados em média seis a oito horas por dia, sendo que cada um irá receber fardamento, seguro, almoço e ajudas de custo no valor de 10 euros por dia. Os interessados devem inscrever-se até 15 de julho pelo endereço voluntariado@rotajovem.com. 

A equipa ORACLE vai estar presente em Cascais.
O America’s Cup World Series é uma prova de vela inserida na Taça América, disputada em oito regatas. A primeira etapa irá decorrer na baía de Cascais que pela primeira vez conquistou o direito a receber a prova em detrimento dos vários candidatos a nível mundial. É de salientar que Cascais foi selecionado por ser considerado pela organização, júri e muitos velejadores como um lugar com condições de excelência para a prática de desportos náuticos. João Paes de Sande e Castro, vereador do desporto da autarquia, afirmou em declarações ao jornal Correio de Cascais que este evento de prestígio vai atrair imenso turismo e dinamizar o setor comercial e hoteleiro do concelho. Na baía serão realizadas as intervenções necessárias de forma a adaptar aquela área para a America’s Cup World Series. 


Em Cascais serão vistos veleiros da Classe AC45, a nova geração de embarcações da Taça América lançada em janeiro na Nova Zelândia e que substitui a classe AC72. Os AC45 são catamarãs de 44,13 pés (13,45 metros) de comprimento, 22,6 pés (6,9 metros) de largura, mastros de 21,5 metros, 1.400 kg de deslocamento, munidos com as famosas velas-asa e capazes de atingir velocidades de 28 nós (cerca de 50 km/h). Quanto às equipas, irão participar nove entre os quais o ORACLE, que será em 2013 o defensor da Taça América.