O Estoril Film Festival 08 vai homenagear os realizadores Bernando Bertolucci e Tim Burton na segunda edição do evento, que este ano decorre entre 14 a 22 de Novembro, no Centro de Congressos do Estoril, no Teatro Experimental de Cascais e no Casino do Estoril.
O tributo a Bernardo Bertolucci destaca a incontornável carreira de sucesso do realizador italiano no cinema contemporâneo, marcada por filmes como “O Último Tango em Paris” e “O Último Imperador”.
O actor e realizador Tim Burton é também distinguido no festival, através da apresentação de uma retrospectiva da sua carreira. Com uma obra marcada por personagens excêntricas e incompreendidas, é considerado como um dos verdadeiros visionários do cinema contemporâneo.
O festival vai ter em concurso 14 longas-metragens europeias, em estreia absoluta em Portugal e irá promover o diálogo entre o cinema e as restantes artes, mediante a realização de masterclasses, encontros com o público, debates, exposições e concertos.
A edição deste ano apresenta, ainda, a exposição “The Moving Image”, de Julião Sarmento, um dos mais conceituados artistas plásticos portugueses, mostra que reúne algumas obras em filme ou em projecção.
O Festival tem direcção de Paulo Branco, produtor português de renome internacional, acompanhado por Serge Toubiana, director da Cinemateca Francesa, José Maria Prado, director da Filmoteca Espanhola, e Bernardo Bertolucci.
J. M. Coetzee, escritor sul-africano distinguido com o “Prémio Nobel da Literatura 2003” e premiado com o “Booker Prize”, integra a mesa do júri.
A organização do Festival está a cargo da Europa Distribution, que elegeu o Estoril para este encontro anual de cinema.