A Polícia de Segurança Pública (PSP) da Divisão de Cascais apreendeu, na noite de 4ª feira, dia 22, duas armas ilegais, após perseguição a duas viaturas suspeitas e busca num pinhal.
Segundo um comunicado da PSP, a 56.ª Esquadra, em Trajouce, terá sido alertada, via telefone, para a circulação de duas viaturas – um Honda Civic e um Peugeot – na Rua Fernando Pessoa, em S. Domingos de Rana, ocupadas por quatro a seis indivíduos de origem africana, apresentando um comportamento suspeito.
Como tal, foram enviados dois carros patrulha da área. Ao chegarem ao local, os agentes da PSP encontraram dois indivíduos que, ao aperceberem-se da chegada da polícia, se colocaram em fuga acelerada, tendo abandonado algo na vegetação ali existente.
No âmbito da operação, foram mobilizados mais meios da Divisão para o local, nomeadamente: um carro patrulha, uma equipa de intervenção rápida e uma equipa de investigação criminal, não só para tentar interceptar as viaturas suspeitas, como também para realizarem uma busca num pinhal.
Após algum tempo de buscas intensas, foi localizada uma mochila que continha no seu interior uma Caçadeira Pietro Beretta modificada (com os canos cerrados), uma Pistola de calibre 6, 35mm e, ainda, 19 cartuchos de calibre 12mm.
Durante as diligências, um dos carros de patrulha cruzou-se com uma das viaturas suspeitas, a qual se deslocava em grande velocidade, com quatro indivíduos encapuzados no seu interior, não tendo sido possível a sua intercepção.
De acordo com o Comandante da Divisão da PSP de Cascais, subintendente Rafael Antunes Marques, “é convicção desta polícia que as armas destinar-se-iam a uso imediato, tanto mais que nas imediações funciona um posto de abastecimento de combustível, o qual tem como horário habitual de encerramento, a hora aproximada da comunicação: 23h30”.
Na operação participaram 17 agentes policiais e cinco viaturas policiais.