quarta-feira, 5 de novembro de 2008

“EMAC Educa” está de volta

«Onde está o “MAC”?», «Quando vem o “MAC”?», perguntas que os pequenos do Jardim-de-infância da Torre, em Cascais, repetiam vezes sem conta enquanto esperavam ansiosamente pela mascote da Empresa de Ambiente de Cascais (EMAC).
A manhã do passado dia 29 de Outubro, trouxe a este estabelecimento de ensino a visita do MAC, um simpático boneco, de cores alegres e amigo do ambiente.
Depois de um enorme «bom dia “MAC”!», que se fez ouvir pela sala, os meninos foram convidados a ver um filme lúdico que ensina as crianças a reciclar o lixo. Adequada à idade do público-alvo, a história relata a viagem do MAC” e do seu amigo “Joca”, a caminho da escola.
“As pessoas não se preocupam com o ambiente”, alertou a mascote, enquanto o amigo respondeu “que porcos! Eu já aprendi que não posso deitar nada para o chão”.
“Também já aprendi a separar o lixo”, disse o “Joca”, exemplificando que “o contentor azul – o Sr. Papelão – serve para colocarmos papel ou cartão; já no amarelo – o Sr. Embalão – devemos pôr plástico, metal e pacotes de leite. Há também o vermelho – o Pilhão – para as pilhas e o verde – o vidrão – onde se deitam as garrafas e os frascos de vidro”.
“Muito bem”, respondeu o “MAC”, acrescentando que ainda existe o contentor cinzento “onde colocamos tudo o que não pode ser reciclado, como restos de comida”.
A caminho da escola, no autocarro, a mascote explicou ao seu amigo que “as pessoas têm de ter cuidado para não deixarem no chão “as prendas” dos cãezinhos”. E advertiu: “não te esqueças! O jardim é de todos, temos de o proteger”.
“É muito importante cuidar de tudo aquilo que nos rodeia”, informou o “MAC”, transmitindo a mensagem de que “todos temos de ajudar o ambiente”.
Inserida no programa “EMAC Educa, uma aposta no futuro”, esta é já a segunda edição da iniciativa que a empresa apresenta para o ano lectivo de 2008/2009, este ano sob o tema “Melhor Ambiente, Melhor Cidadania”.
Este programa tem como objectivo sensibilizar a comunidade escolar dos jardins-de-infância ao Ensino Secundário para a situação ambiental e, ao mesmo tempo, fomentar mudanças de comportamento em prol de um desenvolvimento sustentável.
No meio da “pequenada”, Rui Libório, presidente da EMAC, explicou: “há que começar com as crianças de muita tenra idade”, como “uma aposta no futuro”.
Para este responsável, é importante que a EMAC seja “útil ao município e aos munícipes”, afirmou, despedindo com um “obrigado pela vossa ajuda e por nos receberem aqui”. Um discurso breve, com palavras simples, tendo em conta a tenra idade dos “ouvintes”.
Também sucinto nas palavras, António Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, apenas formulou um pequeno pedido: “tudo o que aprenderem aqui, ensinem aos vossos pais quando chegarem a casa”.
O balanço da 1.ª edição foi extremamente positivo, com um total de 103 acções que abrangeram 4215 alunos de 44 por cento das escolas públicas do concelho de Cascais. Participaram ainda 50 por cento dos jardins-de-infância, 50 por cento das escolas do 1º ciclo, 40 por cento dos estabelecimentos do 2.º e 3.ºciclos e 30 por cento das escolas do Ensino Secundário.
Este ano, o programa conta com um leque diversificado de actividades. No plano teórico, decorrerão duas acções de sensibilização ambiental, sobre a “Problemática dos Resíduos” e a “Cidadania para um Desenvolvimento Sustentável”.
Na vertente prática, estão previstos ateliers de expressão plástica através da reutilização de materiais, além do “Escola mais Ambiente”, (concurso inter-escolar de projectos dedicados ao ambiente), do “EMAC’Repórter” (propostas de reportagens escritas e fotográficas sobre o ambiente) e do Livro Verde “EMAC é bom ambiente”, para recolha de sugestões escritas ou fotográficas sobre ambiente. Está igualmente prevista a atribuição de um compostor para as escolas que participem na actividade “Compostagem na Escola”.