Durante quatro dias, a Junta de Freguesia do Estoril acolheu um Bazar de Natal promovido pela Associação Vida Activa, uma instituição de apoio à criança e ao idoso, com sede no concelho de Oeiras.
Os fundos angariados, entre os dias 8 e 11 de Novembro, destinam-se a apoiar a criação de um lar para crianças e jovens em risco, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os seis e os 18 anos.
“Venham comprar Presentes de Natal ao Bazar da Vida Activa, a preços mais baratos. Vale a pena pelas coisas óptimas que temos e pela causa que apoiamos”, foi o slogan que a associação deu à campanha. Certo é que várias pessoas aderiram à iniciativa.
No hall principal da junta, diversas mesas apresentavam artigos de menage, vestuário para criança e adulto, calçado, molduras, quadros, brinquedos, livros, bijutaria e muitos outros artigos de decoração.
No final, o balanço é extremamente positivo. De acordo com Cármen Gonçalves, presidente da associação, o bazar permitiu recolher cerca de 1500 euros. Previsto inicialmente apenas para o fim-de-semana, o evento prolongou-se por mais dois dias, “o que foi óptimo para nós”, disse a responsável, realçando o apoio fundamental do presidente da Junta, Luciano Mourão.
Além do valor monetário, a iniciativa permitiu dar a conhecer não só a actividade da associação como reunir também o apoio de várias pessoas, de tal ordem que “já estamos a pensar repetir o bazar mas numa data mais próxima do Natal”, revelou.
Mas o que faz uma associação de Oeiras no concelho de Cascais? Uma questão que o Correio de Cascais colocou com alguma curiosidade e que foi prontamente esclarecida.
Segundo Cármen Gonçalves “a ideia de criar a associação, constituída há um ano, partiu de um grupo de profissionais de várias áreas, que se apercebeu de algumas necessidades, nomeadamente em se construir uma casa que pudesse acolher mais crianças retiradas pelo Tribunal de Menores e Comissões de Menores”.
“Achamos importante constituir uma instituição mais familiar porque achamos que as crianças precisam de uma atenção mais cuidada e personalizada. Queremos acolher 10 crianças com mais de seis anos porque são as que têm mais dificuldade em conseguir vaga num lar de acolhimento. Este é o nosso primeiro e grande objectivo”, acrescenta, esclarecendo:
“A nossa sede é em Porto Salvo, em termos de morada, concelho de Oeiras. Mas, neste momento, temos vários pedidos feitos a diversas autarquias, incluindo a Câmara Municipal de Cascais, e esperamos uma resposta a qualquer momento, em termos de cedência terreno ou mesmo alguma casa devoluta que possamos restaurar para acolher estas crianças”.
“O bazar realizou-se aqui na Junta de Freguesia do Estoril porque sempre que temos reuniões de assembleia-geral, o presidente disponibiliza-se para nos ceder o espaço, incluindo a realização desta iniciativa e tem-nos ajudado muito. Dai o nosso carinho especial por este concelho”.