Esta sexta-feira, dia 21, o final do dia é marcado por diversas formas de expressão cultural.
Com organização da Fundação D. Luís I é inaugurada, às 21h30, a exposição de pintura de Justino Alves, num total de 36 trabalhos que correspondem à sua mais recente produção artística.
Com mais de 40 anos de trabalho reconhecido e premiado, Justino Alves, professor na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, apresenta diferentes temáticas sujeitas a exigentes exercícios de adequação à cor, aos ritmos e aos efeitos visuais, e em que os humores do artista se transferem para uma pintura que, segundo um dos seus críticos, “não sorri”.
Às 22h30, no âmbito do concerto de encerramento das comemorações dos 80 anos de Jazz em Cascais, as cantoras Maria Viana e Maria João recebem as Medalhas de Mérito Cultural atribuídas pela autarquia.
Nascidas em Lisboa, Maria João a 27 de Junho de 1956, e Maria Viana a 17 de Março de 1958, ambas viriam a prestar um forte contributo para o panorama musical português, designadamente no que ao jazz diz respeito. Donas de vozes incontornáveis no género, souberam construir carreiras nacionais e internacionais de indiscutível valor.
Neste dia, o Centro Cultural de Cascais acolhe a presença das duas cantoras não para cantar, mas sim para assistirem ao concerto pelo trio do contrabaixista Zé Eduardo Unit e receber das mãos de António Capucho, presidente da Câmara Municipal, a Medalha de Mérito Cultural, uma forma de reconhecimento pelo contributo prestado para a história deste género musical.