segunda-feira, 9 de março de 2009

“Projecto Oxigénio, um ano depois…”

Um ano a plantar árvores. É verdade! Parece que foi ainda ontem que a agência municipal Cascais Natura apresentou o projecto “Oxigénio”, na Quinta do Pisão de Baixo, em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais.
Certo é que um ano depois do arranque do projecto já foram plantadas 27 mil árvores por milhares de voluntários. Uma forma singela de contribuir para que haja mais oxigénio em pleno Parque Natural.
No passado dia 27 de Fevereiro, a Cascais Natura assinalou o 1.º aniversário do “Oxigénio” com Carlos Carreiras, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais e presidente da Cascais Natura, a plantar a primeira árvore de um novo talhão de “5 hectares de Oxigénio”, no Pisão de Baixo, na área do Zambujeiro.
Além do autarca, cerca de duas centenas de colaboradores da Câmara Municipal e da Empresa Municipal de Ambiente de Cascais (EMAC) participaram na acção de plantação de diferentes espécies de árvores, entre as quais pinheiros, ciprestes e carvalhos, e assistiram à apresentação do “Projecto Oxigénio – Um ano depois…”.
De acordo com Luís Capão, um dos responsáveis da Cascais Natura, “o objectivo deste programa passa por envolver a comunidade na promoção da biodiversidade de forma a alterar comportamentos”.
Ora, decorrido um ano e em jeito de balanço, o responsável esclareceu que “até hoje já temos cerca de 26.800 árvores plantadas, com a ajuda de mais de três mil voluntários, entre escolas, empresas e pessoas”. No entanto, “o objectivo é tentar alcançar, até ao final do mês de Março, as 50 mil árvores plantadas”, adiantou.
Carlos Carreiras também demonstrou a sua satisfação pelos resultados obtidos através do projecto Oxigénio, destacando o total de árvores de espécies autóctones plantadas desde a apresentação do projecto.
Já Rui Libório, presidente da EMAC, destacou a importância desta iniciativa pelo incentivo que fomenta entre os colaboradores da empresa, para interagirem mais uns com os outros, aumentando desta forma o espírito de equipa.Lançado em Março de 2008, o Oxigénio é um projecto inovador e de grande importância do ponto de vista da conservação da Natureza e da Biodiversidade, contribuindo para a salvaguarda do património natural do concelho de Cascais