sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cascais promove arte e cultura para revitalizar comércio local

O concelho de Cascais vai receber a primeira edição da “Com.Arte09”, uma iniciativa promovida pela Associação para a Promoção do Comércio de Cascais (ComCascais), em parceria com a Oficina do Desenho, que junta pela primeira vez a nível nacional arte e comércio de rua.
De 18 a 30 de Maio, a iniciativa pretende dinamizar e intervir na imagem do comércio de rua dos centros de históricos de Cascais e do Estoril, será inaugurada dia 18, às 15h, na Rua Visconde da Luz, nos estabelecimentos Bernardino e Garrafeira Fah.
Segundo João Amaral, director da ComCascais, o objectivo do evento passa pela criação de “um evento cultural, de cariz artístico, para dinamização dos espaços comerciais e dos centros históricos de Cascais e do Estoril”.
João Amaral salientou que esta ideia é “completamente nova e original no país”, motivo pelo qual se verificou uma grande adesão por parte dos artistas, que já registou 60 participantes, entre os quais o artista plástico, Paulo Teixeira Pinto e o pintor, Pedro Pinto Coelho.
“Artistas e lojistas unem esforços e competências num evento projectado para despertar a sensibilidade dos consumidores para as qualidades do comércio tradicional”, acrescentou.
De acordo com a explicação do responsável, o evento desenvolve-se nas montras das lojas, cedidas por 60 lojistas, aos artistas que aí vão criar “ambientes e cumplicidades estéticas entre as suas obras e os produtos comercializados”.
“Os artistas, através da sua criatividade, vão instalar coisas novas nas montras, ao mesmo tempo que se preocupam em projectar o produto dessa loja”, esclareceu.
Aos visitantes, João Amaral promete “criações únicas”, em ruas que se transformarão numa “vasta galeria de arte ao ar livre”.
“A expectativa é grande e espero que as pessoas fiquem sensibilizadas e tenham a precepção de que a arte e o comércio fazem parte de todos nós”, conclui o responsável.