sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cruz Vermelha cria novo pólo de Academia Sénior

A Cruz Vermelha Portuguesa, através da delegação da Costa do Estoril, apresentou, no passado dia 13, a nova Academia Sénior, situada na Marina de Cascais, vista como um “pólo de proximidade” aos idosos da vila.
Segundo Manuela Filipe, presidente do núcleo da Cruz Vermelha da Costa do Estoril, este novo pólo pretende ser “um projecto de proximidade àqueles que não se conseguem deslocar às instalações na Parede”, sublinhando que “este novo ciclo” deve-se ao “notável empenho de um pequeno grupo de voluntários”.
À margem da cerimónia de inauguração do novo pólo sénior, António Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, salientou que a academia “proporciona a valorização física e intelectual de cada pessoa”.
O autarca esclareceu que esta iniciativa mostra que a Câmara Municipal tem ao seu alcance “todos os instrumentos necessários para uma terceira idade diferente e melhor”.
“Além disso, a academia é um ponto de encontro, de confraternização e de criação de laços de amizade”, acrescentou.
No final do seu discurso, António Capucho mostrou-se impressionado com a “alegria” e “boa disposição” dos alunos e revelou ser “um potencial aluno da academia”.
A Cruz Vermelha Portuguesa fez-se representar por Aldina Gonçalves que reforçou a importância de programas de intervenção comunitária como este, no sentido de “promover e valorizar a integração de séniores” que são vistas como “práticas e políticas fundamentais na sociedade de hoje”.
A apresentação teve lugar no Centro Cultural de Cascais e contou ainda com a actuação de um Grupo de Cantares e da exibição de alunos da disciplina Dancemania.