sexta-feira, 24 de julho de 2009

Joaquim Baraona homenageado


Depois da homenagem que lhe foi prestada recentemente por iniciativa de um grupo de cascalenses, Joaquim António Pereira Baraona foi agora reconhecido publicamente com a atribuição do seu nome à rotunda existente na entrada poente da Avenida 25 de Abril.
Situada na intersecção da Avenida da República com a Avenida 25 de Abril e Avenida Vigia do Facho, em Cascais, a rotunda em causa recebe o topónimo “Rotunda Comendador Joaquim Baraona”, constituindo, assim, um momento simbólico.
Munícipe de Cascais há mais de 50 anos, Joaquim Baraona foi articulista, jornalista e director de diversas publicações, revelando-se uma das personalidades mais activas na promoção e divulgação de valores históricos no concelho, tendo sido um dos fundadores da Academia de Letras e Artes em 1988.
Antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia, instituição à frente da qual imaginou, planeou e concretizou um programa inovador e muito ambicioso nas áreas do apoio social e da saúde, Joaquim Baraona foi ainda figura de enorme importância nas áreas do empreendedorismo, turismo, diplomacia, associativismo, cultura e política, dinamizando inúmeras instituições em Portugal e no estrangeiro.
Na actualidade, continua a ser uma das mais activas e empenhadas personalidades em várias instituições, academias, associações e colectividades de Cascais, à frente das quais muito tem contribuído para fomentar o bom-nome do concelho e do País e para consolidar a qualidade de vida de todos aqueles que por aqui habitam ou trabalham.