quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A5 condicionada no fim-de-semana


As obras de beneficiação do pavimento da Auto-Estrada da Costa do Estoril (A5) vão afectar os acessos à ponte 25 de Abril já este fim-de-semana.

Entre as 22h de sexta-feira e as 05h de segunda-feira, a Brisa prevê vários cortes nos acessos à A5, entre o Nó de Monsanto e o Viaduto Duarte Pacheco, sempre no sentido Cascais/Lisboa.
A situação mais complicada deverá verificar-se no ramo de saída para a ponte 25 de Abril e Praça de Espanha, que estará cortado. Quem quiser ir para Sul terá de optar pelos acessos de Alcântara, via Marginal, ou então ir até às Amoreiras e aí apanhar o acesso à ponte. Para aceder à Praça de Espanha, o caminho mais fácil é seguir até às Amoreiras e seguir por Campo de Ourique em direcção à Praça de Espanha.
Mas não é só à chegada à capital que o trânsito sofrerá restrições. De acordo com a concessionária, os trabalhos vão obrigar ao corte dos acessos da EN117, quer os provenientes do Restelo, quer os provenientes dos Cabos d’Ávila. Também não será possível sair ou entrar na A5, na direcção para Lisboa, no Nó da Cruz das Oliveiras (Alto de Monsanto). A melhor opção será sair no Restelo para aceder à zona de Monsanto ou do Alvito.
Segundo o comunicado da Brisa, vão ser ainda implementados vários condicionamentos até sexta-feira. Assim: entre as 22h de hoje e as 06h de amanhã será cortada a via esquerda do ramo de saída para a ponte 25 de Abril; amanhã, no mesmo período horário, serão cortadas as vias direita e central, também no sentido Cascais/Lisboa, entre os quilómetros 0 e 1,7 (Pimenteira).
As obras de beneficiação na A5 vão durar até ao final do mês e destinam-se à colocação de um novo piso entre o Viaduto Duarte Pacheco e o Nó de Monsanto, com um nível de segurança superior e de ruído inferior.