Jovens integrados em equipas da EDP vão distribuir, porta-a-porta, mais de duas mil lâmpadas eficientes nos bairros sociais de Cascais, entre os 7 e 11 de Agosto. Serão distribuídas gratuitamente quatro lâmpadas fluorescentes por agregado familiar, assim como alguns conselhos de eficiência energética.
Esta medida, que visa sensibilizar para a troca de lâmpadas incandescentes (as tradicionais) por lâmpadas economizadoras, está a decorrer a nível nacional distribuindo um total de 450 mil lâmpadas eficientes a moradores de bairros sociais e históricos.
Com esta mudança, “as famílias podem poupar cerca de 18 milhões de euros e evitar a emissão de 60 mil toneladas de CO2 para a atmosfera”, segundo informa fonte oficial da eléctrica portuguesa.
O objectivo é garantir a redução de 161.160 megawatts (MWh) no consumo energético nacional, o equivalente ao consumo anual de 60 mil famílias portuguesas.
A acção, organizada pela Empresa de Gestão da Habitação Social de Cascais (EMGHA), conta com o apoio da Federação Nacional de Associações Juvenis, do Instituto Português da Juventude, ADENE e das autarquias locais.