Situado junto à Rua das Flores, no Alto dos Gaios, freguesia do Estoril, o “Bosque dos Gaios”, cuja inauguração está agendada para domingo, dia 13, às 18 horas, constitui uma nova oferta de parque urbano para a população do concelho.
Com cerca de 23.000 metros quadrados, o Bosque dos Gaios surge como a experiência-piloto de um Parque Urbano sustentável no concelho de Cascais, mas também de envolvimento da comunidade local que, através da Associação de Moradores do Alto dos Gaios, participou em todas as etapas, desde a sua concepção até à dinamização futura do espaço com eventos desportivos, reuniões temáticas, festas populares, piqueniques e jogos para crianças, workshops de trabalhos manuais e jardinagem, entre outras acções.
Da responsabilidade da Agenda Cascais 21 e do Programa Municipal Conservação de Espaços Verdes em Áreas Reduzidas (CEVAR), este projecto teve por base a recuperação do terreno nas vertentes paisagística e ecológica, onde foi possível manter a vegetação autóctone e criar condições para o aumento da Biodiversidade através da plantação de 85 novas árvores, 1000 m2 de arbustivas e 2500 m2 de prado regado.
Nesta intervenção camarária, que significou um investimento de 146.901,90 euros, foi construído um lago, um miradouro para observar pássaros e definido espaço para hortas comunitárias e zona de merendas, ao mesmo tempo em que se criou um conjunto de caminhos que percorrem todo o bosque e permitem acesso a peões, bicicletas e veículos prioritários, em caso de necessidade. Toda a área está devidamente equipada com mobiliário urbano e sinalética para uma mais cómoda e fácil utilização pelos munícipes. Para promover a prática de actividade física foi ainda instalado um circuito de manutenção que convida à execução de um programa de exercícios.
Entre outras preocupações estiveram presentes a necessidade de manter a permeabilidade do solo; efectuar a limpeza da ribeira devolvendo-lhe o seu estatuto de corredor ecológico, enquanto zona sensível e de leito de drenagem natural; e minimizar as alterações orográficas, promovendo o restauro dos muros de pedra seca existentes. No âmbito deste projecto foram também colocados ninhos, comedouros e bebedouros, enquanto medidas de protecção da fauna que habita o Bosque, ou seja, Gaios, Lebres, Coelhos, Águias e Corujas. De modo a garantir um rápido acesso visual a toda a zona foi também instalada uma torre de vigia.
Numa segunda fase do projecto será requalificado o espaço arborizado a Norte da Rua das Flores, onde será implementada a sede da Associação de Moradores do Alto dos Gaios (AMAG), um jardim infantil, percursos pedonais e áreas de descanso e lazer.