quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Encontro geracional: Crianças e idosos aprendem arte de fazer pão


Farinha, sal, água morna e fermento q.b. são os ingredientes necessários para se fazer um delicioso pão que, quando acabado de sair do forno, sabe ainda muito melhor!
Mas primeiro há que moer o trigo, peneirar a farinha, amassar, levedar e só por fim vai a cozer. Um processo que leva o seu tempo mas que crianças e idosos aprenderam num instante, durante uma visita ao moinho de armação, em Alcabideche.
Um dia diferente que proporcionou um encontro de gerações. Cerca de 25 alunos da Cooperativa Horizonte e nove utentes do Lar e Centro de Dia da Casa de Repouso de Cascais juntaram-se, no passado dia 24 de Setembro, e puseram “mãos à obra”.
Durante a parte da manhã, miúdos e graúdos estiveram lado a lado na hora de amassar o pão. À tarde, reuniram-se à volta da mesa para provar o produto final: pão simples, com chouriço ou torresmos. Mas atenção: primeiro tiveram de esperar que o pão, cozido no forno a lenha, arrefecesse!
No final da iniciativa, todos estavam contentes. A pequenada aprendeu a fazer pão enquanto os mais idosos reviveram estórias antigas, transmitiram conhecimentos.