A freguesia de S. Domingos de Rana passa a contar, a partir de domingo, com o Parque Urbano de Outeiro de Polima. Com cinco hectares, o novo espaço estende-se entre Outeiro de Polima e a Torre da Aguilha e vem proporcionar às populações envolventes uma significativa área de lazer e contacto com a natureza. A inauguração está marcada para as 15 horas.
Entre Outeiro de Polima e a Torre da Aguilha, o novo Parque Urbano de Outeiro de Polima estende-se ao longo de cinco hectares e vem dar novo uso a antigos terrenos agrícolas, através de um investimento municipal de 1,8 milhões de euros. Neste espaço, foram criados percursos que partem de um ponto de encontro instalado na zona mais alta do terreno, o qual oferece uma cafetaria e esplanada em deck de madeira sobre um espelho de água, proporcionando uma vista geral.
A partir da zona central do parque, o visitante é convidado a percorrer todo o espaço, guiado por percursos cénicos que estabelecem ligações entre zonas diferentes e uma relação visual privilegiada com o Rio Tejo, o Cabo Espichel, Monsanto e Lisboa. As opções para fruição do espaço são várias e vão desde uma zona para a prática de desporto activo, com três campos de jogos, a uma área de recreio infantil com vários equipamentos, passando por uma praça que permitirá o desenvolvimento de um pequeno mercado, ou outro evento de cariz local para festividades e concertos ao ar livre.
Para além disso, o parque apresenta diversas bolsas de terreno ao longo dos caminhos e acessos, onde todos os moradores poderão cultivar uma pequena horta para consumo próprio ou venda no mercado local. O sistema de uso destas hortas deverá ser sujeito a um concurso, com contrato de utilização anual.
No dia da inauguração os munícipes estão convidados a participar numa acção de plantação de árvores no âmbito do Programa O2 desenvolvido pela Agência Municipal Cascais Natura.